Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Cracidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: P. pileata

Nome Científico

Penelope pileata
Wagler, 1830

Nome em Inglês

White-crested Guan


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Vulnerável

Fotos Sons

Jacupiranga

O jacupiranga é um galliforme da família Cracidae. Também conhecido como jacu-de-cocoruto-branco.

Penelope pileata tem uma distribuição relativamente pequena para um cracídeo da planície amazônica, e sofre caça intensa como fonte alimentar e espécime para aviários, e vive em território que sofreu intenso desflorestamento na Amazônia brasileira, sendo listada pelo BirdLife Internacional (2004) e pela IUCN como Quase Ameaçado. A parte mais crítica de sua distribuição inclui a região do Rio Tocantins. Em sua distribuição mais ao oeste, a espécie ocorre em áreas extensas ocupadas por reservas nativas grandes com densidade populacional humana muito baixa, e um mosaico complexo de desflorestamento para pastagens e cultivo de soja e algodão ao longo da rodovia BR-163 , a rodovia Transamazônica, e um complexo de pistas entre os Rios Tapajós e Xingu (Souza et al. 2004), e também em várias reservas biológicas, parques nacionais, e reservas de extrativo. Ambos, os indígenas e colonizadores caçam P. pileata como fonte de alimentação, e suas penas são apreciadas como ornamentos de flechas e outros usos. Com a falta de pesquisas de campo detalhadas, não há informação real sobre o status verdadeiro da espécie em qualquer lugar de sua distribuição, e seu limite sul é desconhecido.

Características

Mede entre 75 e 82 cm.

Alimentação

É principalmente arbórea, mas às vezes também forrageia no solo.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É encontrada em floresta íntegra de terra-firme, assim como florestas não muito pertubadas ou de crescimento secundário relativamente avançado. Em Redenção, Pará, a espécie foi encontrada em florestas recentemente queimadas para exploração de mogno e florestas ribeirinhas que tinham escapado da queimada.

Habita a copa e o estrato médio de florestas primárias densas e de florestas de galeria. Seu comportamento é semelhante ao do jacupemba.

Distribuição Geográfica

Encontrado exclusivamente no Brasil, na região compreendida entre os baixos rios Madeira e Xingu (Gorotire e Altamira) até o leste do Pará, Maranhão e Tocantins.

Referências

Galeria de Fotos